Equipes da prefeitura atuam para minimizar efeitos da chuva

Equipes da prefeitura atuam para minimizar efeitos da chuva

As equipes da prefeitura atuam desde cedo para minimizar os impactos das fortes chuvas que atingiram Porto Alegre na madrugada deste sábado, 13. Desde a meia-noite, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atendem pelo menos 12 casos envolvendo quedas de árvores ou galhos, com prioridade para locais que apresentem riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais. Em alguns casos, há necessidade de apoio da CEEE, devido a fios energizados.

A chuva intensa em curto período de tempo também causou acúmulo de água e alagamentos em pontos da cidade. Na região da avenida Sertório, um pico de energia na rede da CEEE causou uma pane elétrica na Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Silvio Brum. As equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já realizaram a manutenção, todas as bombas estão em funcionamento e o sistema passou a se normalizar nesta manhã.

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuam na limpeza e no recolhimento de lixo gerado pelo evento climático, como na região de arroio Sarandi, que transbordou devido à chuva forte. O local consta ainda na programação do Dmae para dragagem do arroio.

Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, até as 11h,  quatro pontos de alagamento com bloqueio total, dois com bloqueio parcial de uma faixa, 24 locais com acúmulo de água sem bloqueios, além de dois bloqueios totais e um parcial devido à queda de vegetal na via.

Neste momento, quatro conjuntos de semáforos estão fora de funcionamento, predominantemente por falta de energia elétrica ,e 15 ocorrências já foram liberadas. Outras 31 seguem em atendimento.

As equipes de fiscalização de trânsito e manutenção elétrica da EPTC foram reforçadas e, desde a madrugada, deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes, para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

Solicitações – Demandas relacionadas à quedas de árvores e a serviços de zeladoria, devem ser registradas pelo Sistema Fala Porto Alegre 156. Para problemas com alagamentos, esgoto e água, o Dmae atende pelo fone 156, opção 2. Para contato com a EPTC, é importante o registro de ocorrências prioritárias pelo número 118, e das demais, neste momento, através da Carta de Serviços on-line da @Prefeitura_POA.

 

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos