?? x ?? Segurança prepara operação para o jogo entre Argentina e Catar em Porto Alegre. Saiba mais:

?? x ?? Segurança prepara operação para o jogo entre Argentina e Catar em Porto Alegre. Saiba mais:

Uruguaios ainda circulam pela capital depois de uma noite de festa na Arena do Grêmio. Considerado um dos melhores jogos até agora na competição, a partida entre Uruguai e Japão surpreendeu pelo placar disputado: 2 x 2. Mas enquanto torcedores aproveitam uma Porto Alegre em ritmo de Copa América, para a Segurança Pública uma nova partida já começou. Domingo (23/6), às 16h, será a vez dos argentinos lutarem pela classificação diante do convidado Catar.

Para o terceiro jogo da Copa América em solo gaúcho, o planejamento de segurança também é complexo. Por isso, na manhã desta sexta-feira (21/6) uma reunião preparatória ocorreu na Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a presença de servidores de segurança e inteligência das esferas municipal, estadual e federal, além de agentes argentinos especializados em eventos esportivos.

A estimativa é de que mais de 10 mil moradores do país vizinho cruzem a fronteira com o Estado já a partir de desta sexta-feira. Para garantir o controle migratório, a Polícia Federal (PF) mantém efetivo reforçado. “A principal porta de entrada de torcedores argentinos deve ser Uruguaiana”, diz o delegado da PF, Alessandro Maciel Lopes.

Outras localidades fronteiriças, como São Borja e Santana do Livramento, também devem servir de acesso aos argentinos com destino a Porto Alegre. “Se o torcedor estiver com qualquer impedimento para entrar no país, será barrado. Nossa preocupação maior é com a extensão da fronteira, que é muito grande. São várias cidades gêmeas, sem nada para separar e, ao natural, deixa o ingresso permeável em algumas regiões”, alertou o delegado.

Reconhecimento facial

A entrada dos torcedores é monitorada desde a fronteira também pela Brigada Militar (BM) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A fiscalização ocorre ao longo das rodovias, com revista em ônibus, carros e também em paradouros que servem como ponto de descanso e alimentação aos viajantes.

Em torno da Arena do Grêmio, estádio que sedia a Copa América em Porto Alegre, a segurança também ajusta os últimos detalhes antes da próxima partida. O sistema de reconhecimento facial é um dos aliados para identificar torcedores violentos. Com base em um banco de dados com quase 50 mil informações, o cruzamento de imagens é capaz de identificar, imediatamente, torcedores impedidos pela Justiça de ingressarem em estádios.

Menor número de ocorrências

Olhos humanos treinados também ajudam nessa observação. Integrantes da Direção Nacional de Segurança da Argentina, que participaram da reunião preparatória, estão no Brasil acompanhando os jogos de perto para colaborar com a segurança entre os dois países. “A preocupação é identificar os torcedores que entram de forma ilegal no Brasil e trabalhar com as polícias estaduais para que eles não tirem o brilho da festa do futebol”, explica Gustavo Lugones, integrante da instituição.

O jogo entre Argentina e Catar é o ultimo da fase de grupos. A partida que começa às 16h. Na quinta-feira (20/6), foram quase 40 mil torcedores presentes no jogo entre Uruguai e Japão. O maior público, com exceção dos jogos do Brasil, registrado até agora nesta edição da Copa América.

Posts Carousel

Últimas Noticias

Top Authors

Comentados

Outros Videos